segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cuide da sua auto-imagem


Deixar de dar ouvidos à opinião dos outros e dedicar a sua atenção àquilo que você tem de melhor é o caminho para a felicidade Você sabe o que exatamente vem a ser auto-estima? É a idéia que você faz de si mesma. E a sua realização pessoal só acontecerá se você souber cuidar muito bem dela. Em outras palavras, se você souber se valorizar, se respeitar e se amar.
Como colocar isso em prática? É simples! Basta começar a dar mais importância às suas qualidades e deixar de se preocupar tanto com seus defeitos.
A estratégia para alcançar esse objetivo é a seguinte: ao colocar a sua atenção no seus melhores adjetivos e deixar em segundo plano os seus aspectos negativos, eles acabam ficando pequeninos e assim deixam de ser tão maléficos.
É minha gente, o grande problema, comum entre a maioria das pessoas, é essa maldita ideologia do “ser perfeita”. É impressionante como ela contamina todas as pessoas. Você já parou para observar quantas vezes já se sentiu deficiente e menor simplesmente por não conseguir corresponder ao modelo que considera ideal? É isso mesmo, àquele modelo que a sociedade prega como sendo o politicamente correto. Quanta ignorância!
Muitos são os que sofrem com isso: “não sou linda o suficiente”, “não sou inteligente o suficiente”, “não tenho dinheiro o suficiente”, e por aí vai. Gente, isso é desprezo, é abandono. O pior é que, de repente, você começa a se considerar a pior das criaturas. Pois pode parar com isso!
Entenda, definitivamente, que uma visão positiva sobre sua pessoa atrai emoções positivas. Estas, por sua vez, alimentam o que você tem de melhor e ajudam a minimizar aquele seu lado menos favorável. Procure, portanto, respeitar sua própria imagem, cultivando pensamentos bons sobre si mesma. Enquanto você continuar dando atenção a essas exigências que a sociedade impõe, suas qualidades ficarão escondidas sob uma cortina de idealizações.
É impressionante como existem muitas mulheres extraordinárias, cultas e até bem-sucedidas que caem nessa armadilha. Isso é muito perigoso, pois, se você se deixa dominar por esses pensamentos, acaba não vendo mais nada e dificilmente terá êxito nas suas empreitadas. Lembre-se de que nada sai bom se você mesma se desvaloriza e se anula. Deixe esse ideal de lado e conquiste a sua dignidade, sendo autêntica e respeitando a sua própria natureza. E mais: nada de ouvir a opinião alheia, viu? A chance de cometermos um erro é muito pequena quando não damos atenção a terceiros e só ouvimos aquilo que a nossa alma diz. Seu caminho para ser feliz pode ser totalmente diferente do que esses modelos que você viu por aí e na maioria das vezes é. Se o mundo lhe aceita ou não, isso não é importante. O principal é você se aceitar. Quando se tem o prazer de ser você mesma, tudo flui e anda às mil maravilhas. Se não acredita, é só observar. Quando a gente se dá o devido valor e se ama, a vida caminha de uma maneira muito mais prazerosa e saudável, plena de realizações.
Por isso, integridade pessoal. E já!
Invista na autoconfiança e passe a dar importância unicamente para você. Somente essa sua dedicação e consideração profunda por si mesma é que a levará para o melhor. Para a felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário