sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vença o baixo-astral

Ninguém está isento de passar pela depressão.
Eu sou uma dessas pessoas, por exemplo.
Aliás, uma das coisas que têm me ajudado bastante é lidar com o meu desapontamento.
Como nos decepcionamos! Esperamos tanto das pessoas, às vezes até das mais queridas, mas elas não têm condições de dar ou não querem dar, afinal, são livres pra não querer. E eu aceito isso? Você aceita? Não, gente, nós não aceitamos.
O que realmente me ajudou muito a sair da depressão foi não esperar. Não esperar nada de ninguém. Muita coisa vem; é muito bom. Outras não; nesse caso, eu parei de me julgar 'pobre de mim'. E como eu posso, inclusive, me desapontar comigo mesmo, também não espero muito de mim.
Você é capaz de parar de esperar que você seja uma pessoa dessa ou daquela forma? Eu tenho uma fórmula boa pra isso. Repita e assimile: "Eu me aceito como sou. Sou assim mesmo e posso me fazer companhia. Aceito que tenho uma série de adjetivos que são considerados inadequados ou chamados de defeitos e fraquezas. Mas é o que sou, é o jeito que eu sei fazer. Quero estar bem comigo. Os outros não fazem por mim. Eu me viro e vivo bem."
Ah, como é gostoso isso, não é mesmo? Essa atitude de se virar é bárbara porque a vida oferece milhões de saídas que a gente nunca espera. Você já reparou como existem muitos recursos ocultos? Observe bem: quando você está numa situação delicada, uma série de coisas podem acontecer para lhe tirar dali ou ainda lhe indicar um caminho. Esta coluna, por exemplo. Ela chegou a você. De repente, você está super pra baixo e este texto está lhe dando uma mensagem que pode aliviar sua tristeza. Viu só? Então...
Existem muitos recursos na vida que nos garantem a certeza de dizer assim: "É, aconteça o que acontecer, eu me viro, eu vou arriscar". Ah, que coisa boa, cara leitora. Uma das grandes chaves para sair da depressão é arriscar.
Outra pergunta importante: Você faz tudo por si? Ah, porque para sair desse buraco tem de fazer tudo por si. A profundidade que você está na depressão corresponde ao esforço que tem de fazer para tirar-se dali. Jogue com tudo! Diga para si mesma: "Eu não vou mais ter esperança com ninguém. Cada um dá o que dá, faz o que faz. Eu aceito o que é. Se a pessoa é grossa, tudo bem. Se é sensível ou rude, tudo bem. As pessoas são como são. Vou me soltar".
Definitivamente não há problemas em lidar com problemas! Vamos supor que algo não deu certo na sua vida e, de repente, você tem que enfrentar algo desagradável. Então, o que você vai fazer? Eu decidi que vou encarar e dane-se, porque é difícil mesmo. Eu vou e posso ficar calmo e relaxado enquanto estiver encarando. Não preciso ficar com ódio nem revoltado. Vou encarar numa boa e seguir em frente. Ai, que alívio! Essa postura tira completamente a depressão.
Muito bem, coloque uma coisa em mente: a gente vai ter sempre que enfrentar algo na vida. Agora, enfrente-a com boa vontade, com bom sentimento, com o seu melhor. A vida não caminha, mesmo, de acordo com os nossos sonhos. E não faz mal. O importante é que ela vai e que há sempre um mistério que pode nos surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário